Comer bem

Comer bem em Bogotá

Comer bem em Bogotá não é nenhum desafio, a cidade conta com opções gastronômicas variadas, que vão da culinária santaferreña à opções internacionais.

Eis aqui os restaurantes, bares e cafés que mais curti:

Wok
Eu sei o quão patético é escrever um post sobre restaurantes em Bogotá e começar falando de um restaurante asiático. Porém, depois que uma amiga colombiana mencionou que o Wok era um dos seus restaurantes favoritos, eu me senti autorizada a dar a ele o seu devido destaque e assumir que ele foi o meu restaurante favorito da viagem.

Mas, ao mesmo tempo, ele atrapalhou minha vida porque eu poderia ter conhecido uns 10 restaurantes diferentes,  e não conheci por que eu tinha que provar todo o menu do Wok.

Processed with VSCOcam with c2 preset

Antes que vocês se perguntem qual o motivo da fascinação, eu explico: o Wok é uma franquia de comida asiática, presente em vários pontos da cidade. O que o torna especial é a variedade de pratos asiáticos. Além de sushi e os clássicos chineses, tem opções vietinamitas, birmanesas, tailandesas e muito mais. É muita alegria no coração de uma pessoa que mora em uma cidade que sequer tem um restaurante tailandês.

Os ambientes são lindos e o atendimento é excelente (pelo menos nas 1456 vezes que fui assim o foi). E além disso, o custo benefício é excelente, quero dizer, apesar de estar acima da média das refeições populares, o preço dos pratos é bem razoável se comparado com o padrão brasileiro (algo em torno de R$ 25,00 por prato).

San Alejo

Após sobreviver à obsessão Wok e já nos últimos dias de viagem, fui ao San Alejo por indicação de uma amiga para provar o Ajiaco, um dos pratos típicos mais famosos da culinária de Bogotá, uma espécie de sopa feita com frango, batata, milho e especiarias locais, acompanhada de arroz e abacate.

Processed with VSCOcam with c1 preset

O restaurante tem ares de taverna, com um clima muito aconchegante, o que combina muito bem com o friozinho da cidade. Fica próximo à Candelaria, então é perfeito para combinar com um dia de passeios pelo centro histórico.

Processed with VSCOcam with c1 preset

Começamos pelas empanadas bogotanas, que estavam super crocantes e, depois partimos para o Ajiaco, que me agradou bastante (e olha que eu não sou a maior fã de sopas).

6552c967-1315-474a-8899-69dbf6e5d49c

Gostei tanto de lá que voltei mais uma vez para provar a picada santafereña – uma espécie de tábua de carnes variadas, acompanhadas de mini arepas, mandiocas e batatas.

La Mar

A filial colombiana do premiado chefe peruano Gastón Acurio fica em Usaquén e é uma ótima pedida para um almoço pós feira (leia sobre o mercado de pulgas de Usaquén aqui).

Processed with VSCOcam with c2 preset

Para quem gosta de comida peruana, o La Mar é um paraíso. O menu se concentra em frutos do mar, mas também há opções da culinária peruana sem peixes, crustáceos e afins. Os coquetéis são um capítulo à parte, afinal: tem pisco.

Processed with VSCOcam with c1 preset

Mercari
Encontrei essa cafeteria/padaria quando estava caminhando pela região do Parque da 93, ao norte do centro de Bogotá. O Mercari tem várias opções de cafés, chás (tem chai!), quitutes doces e salgados. Além da decoração fofinha, a música ainda é super agradável.

Processed with VSCOcam with c1 preset

Luvina – Esquina cultural
Eu havia lido sobre essa livraria no meu planejamento de viagem, mas Bogotá é uma cidade enorme, então não é fácil ir pingando de um lugar para outro. Mas, num fim de tarde que eu estava andando pelo centro histórico, decidi ir até lá para matar tempo até o trânsito melhorar.

Processed with VSCOcam with c3 preset

A Luvina é uma livraria pequeninha, mas tem um ambiente muito aconchegante, um menu bem enxuto com cafés, chás e vinhos. E música boa! Vale a pena dar um pulo por lá se estiver passeando por Macarena ou pelo centro.

La Plaza de Andrés
O Andres Carne de Res é um restaurante bastante famoso em Bogotá e as suas filiais expressas estão presentes em vários pontos da cidade. O La Plaza de Andres tem uma proposta muito interessante, ocupa uma praça de alimentação inteira no shopping El Retiro e reproduz um mercado tradicional nos mínimos detalhes. Você escolhe uma mesa e pede em cada “quiosque” do mercado o que quiser.

16999a7e-29db-401c-9e34-54789b4c52a2

Provamos arepas bogotanas, empanadas e sucos das frutas diferentes (o de Lulo foi o meu favorito!). Achei uma ótima pedida para provar várias comidas típicas diferentes de uma só vez.

Dos gatos y simone

Queríamos comer algo rápido após o tour de graffiti na Candelaria e esse restaurante me chamou a atenção por motivos de: gatos.

Processed with VSCOcam with c1 preset

A fachada do Dos Gatos y Simone se camufla no meio das outras paredes grafitadas das ruelas da Candelaria. O interior do restaurante é bastante descontraído e menu tem basicamente opções da culinária mexicana, como essa quesadilha gigante da foto aí debaixo. É uma boa opção para comer durante um passeio na Candelaria.

Processed with VSCOcam with c1 preset

De una travel bar

Esse café/bar fica em uma das esquinas da Candelaria e tem uma pegada bem jovem e mochileira, com uma decoração bem colorida e murais repletos de anúncios de viajantes. O menu contempla desde um café no meio da tarde a refeições completas. Passamos por lá no meio da tarde para tomar um pisco sour (eu sei, essa frase soou meio alcóolatra) e aproveitamos para provar uma versão especial da torta tres leches com café. Afinal, nas férias nada te impede de beber e comer a sobremesa no meio da tarde, né?

Processed with VSCOcam with c1 preset

A torta tres leches é uma das sobremesas mais populares na América Latina e eu não entendo o porquê de uma coisa boa dessas ainda não ter sido difundida por aqui também! Essa versão, além dos três leites levava também café, uma combinação muito gostosa que me lembrou um pouco o tiramisu.

Processed with VSCOcam with c1 preset

Café Candelaria 

O Cafe Candelaria fica na carrera 7, em uma parte bastante movimentada de lojas e pedestres no centro histórico. Tem muitas opções de café e sobremesas, uma ótima opção de parada após o almoço. É um bom lugar para comprar café em pó ou em grão para levar para a casa.

Processed with VSCOcam with c1 preset

E ai, consegui deixar alguém com fome? 😛

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply